Publicado por: Mariana | maio 12, 2010

Carta protesta contra exoneração de fiscal do IBAMA que exigia cumprimento da lei

Retirado de: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/canais/noticias/2010/05/10/carta_protesta_contra_exoneracao_de_fiscal_do_ibama_que_exigia_cumprimento_da_lei_70479.php

Carta protesta contra exoneração de fiscal do Ibama que exigia cumprimento da lei

POSTADO ÀS 16:40 EM 10 DE Maio DE 2010

Carta (leia abaixo) com 30 assinaturas de servidores do Ibama em Pernambuco protesta contra a exoneração de Leslie Tavares, ex-chefe da fiscalização. O documento, entregue nesta segunda à superintendente do instituto no Estado, Ana Paula Pontes, destaca o desempenho dele não só no cargo, mas em operações na Amazônia.

O fiscal e o chefe do setor jurídico, Rogério Guedes, foram exonerados no dia 4 de maio. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, nomeia, inclusive os substitutos.

Ambos defendiam que a autorização para desmatamentos no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Grande Recife, seja condicionada à apresentação dos projetos de compensação e ao cumprimento do passivo ambiental, ou seja, o ajuste de pendências em relação a autuações, multas e compensações por danos causados por supressões anteriores de vegetação nativa. 

Carta Aberta dos Servidores da DICOF Abaixo Assinados
  
Recife, 05 de maio de 2010
 
Ilma Srª Ana Paula Pontes
Superintendente do IBAMA em Pernambuco
 
Os Agentes de Fiscalização Federais e demais servidores lotados nesta SUPES/IBAMA/PE, abaixo assinados, expressam sua profunda insatisfação com a exoneração de Leslie Tavares do cargo de DAS de Chefia desta Divisão de Fiscalização do IBAMA em Pernambuco.

Acontece que o referido servidor tem demonstrado uma importante liderança nesta casa, tendo conduzido um bem sucedido processo de mudança nos procedimentos, objetivos e foco das atividades exercidas pela fiscalização. Implementando o planejamento estratégico, montando e conduzindo operações de vulto com competência e efetividade, fazendo cumprir a missão institucional do IBAMA.

Mata Nativa, Engenho Verde, Blue jeans, Vôo Livre, Rio de Fogo, Vesúvio e Sucupira, são apenas algumas das operações planejadas e conduzidas durante sua gestão. Operações tão importantes que foram noticiadas pela imprensa em todo o país. Algumas delas inclusive contando com a presença do Ministro do Meio Ambiente.

A competência de Leslie Tavares é reconhecida pela alta administração do IBAMA, tanto que em 2009 o servidor foi designado para coordenar a Operação Boi Pirata II, durante a fase mais crítica dessa operação, que foi considerada pela CGFIS como a mais importante daquele ano. Os resultados daquela operação fizeram despencar os índices de desmatamento no País, mereceram elogios do Ministério do Meio Ambiente que foram repassados pessoalmente aqui em Pernambuco pela Coordenação Geral de Fiscalização.
As qualidades de Leslie Tavares foram inclusive reconhecidas por essa Superintendência em Pernambuco, quando, nas reuniões realizadas no âmbito desta SUPES, elogiou publicamente a condução da DICOF por Leslie Tavares.

Mais importante ainda Senhora Superintendente, a exoneração de Leslie Tavares é um golpe de morte em um processo de renovação no espírito desta SUPES, trata-se de um retrocesso que constrange e entristece esta DICOF.
Entendemos que a nomeação para cargo de Chefia com DAS é atribuicão da Presidência do IBAMA, normalmente em comum acordo com a Superintendência, mas entendemos também que o papel de um bom gestor é reconhecer os talentos de que dispõe na equipe, extraindo o melhor de cada um, aglutinando as pessoas em prol de um projeto comum.

Por tudo isso Senhora Superintendente entendemos que a exoneração de Leslie Tavares foi um erro, mesmo que recentemente tenham aparecido divergências entre vocês, entendemos que o diálogo poderá sanear tais desentendimentos e que a humildade, a magnanimidade e o profissionalismo serão os melhores conselheiros nesta presente crise.

Finalizamos então, Senhora Superintendente, reafirmando nosso compromisso como profissionais e servidores públicos que somos, expressando, no entanto, os nossos sentimentos.
 
Respeitosamente,


Respostas

  1. Prezada Sra. Ana Paula, Como cidadã expresso também com profunda tristeza e insatisfação a exoneração do Chefe da fiscalização do IBAMA-PE ,Leslie Tavares.
    Exercia importante liderança, competência e efetividade na luta pela natureza ,cumprindo a missão institucional, cidadania e defesa da flora e flora como manda a Lei da natureza na proteção da vida futura.
    Sua demissão é um retrocesso na defesa da natureza que precisa de avanço e NÃO retrocesso.
    Acompanho o Blog de Leslie ,aprende a lição e repassndo como formiguinha p/ as outras pessoas ,denunciando ,etc.
    Abç. Leyde.


Deixe um comentário

Categorias