Publicado por: Mariana | julho 29, 2010

MPPE e MPF ingressam com ação requerendo suspensão de desmatamento para ampliação do Porto de Suape

MPPE e MPF ingressam com ação requerendo suspensão de desmatamento para ampliação do Porto de Suape

POSTADO ÀS 14:14 EM 29 DE Julho DE 2010

Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com o Ministério Público Federal, tenta impedir, na Justiça Federal, que ocorra sem um estudo prévio o que seria o maior desmatamento de vegetação permanente da história do Estado para viabilizar a expansão do Porto de Suape, em Ipojuca.
O promotor de Justiça Salomão Abdu Aziz Ismail Filho, conjuntamente com a procuradora da República Monalisa Duarte, ingressaram com uma Ação Civil Pública (ACP), com pedido de liminar, contra a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pernambuco (CPRH), o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), o Estado de Pernambuco e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A ACP foi ingressada para que seja apresentado um Estudo de Impacto Ambiental e um Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) atualizado e específico para o empreendimento, sobre os danos que o desmatamento de 17,039 hectares de mata atlântica, 508,3614 hectares de manguezal e 166,0631 hectares de restinga podem causar ao meio ambiente.
A liminar é para que os órgãos responsáveis abstenham-se de autorizar ou licenciar o desmatamento até que seja julgada a ACP ou até a apresentação de um EIA/RIMA atualizado. No caso das obras terem sido iniciadas, o pedido é para que sejam suspensas até o julgamento.
De acordo com o promotor de Justiça, Salomão Abdo, no texto da ACP, o maior desmatamento com autorização legislativa da história do Estado de Pernambuco seria feito de forma rápida e arbitrária, sem que tivesse sido apresentado um EIA/RIMA atualizado sobre os possíveis danos da destruição da vegetação na área e sem tempo hábil para que a sociedade discutisse as consequencias ambientais do empreendimento. Os documentos apresentados datam do ano 2000, ou seja, defasados há 10 anos.
Além da questão ambiental, também não foram medidas as consequências sociais do mega empreendimento.
“Busca-se com a ACP que a CPRH e o Ibama sejam condenados a apenas autorizar qualquer supressão de vegetação permanente, ou licenciar qualquer obra ou atividade se o Porto de Suape e o Estado de Pernambuco apresentarem o EIA/RIMA atualizado, englobando todo o empreendimento e todas as consequências sociais e ambientais de sua execução, posteriormente, que seja analisado o mérito de tal desmatamento, revendo-se a quantidade de vegetação permanente a ser desmatada”, explica o texto da ACP.
Durante o processo de votação da Lei Estadual 14.046/2010 (que autorizou o desmatamento e expansão do porto), a Assembleia Legislativa (Alepe), como justificativa por ter deixado passar um empreendimento de tamanha capacidade destrutiva, sem os devidos cuidados ambientais e sociais, passou a fazer referência a um EIA/RIMA de 2010.
No entanto, este documento não trata da expansão do Porto de Suape, mas sim da reforma do contorno rodoviário do Cabo de Santo Agostinho.
“A reforma do contorno rodoviário do Cabo de Santo Agostinho nada tem com o desmatamento que se propõe, que será quase todo em engenhos e manguezais de Ipojuca”, explica o promotor.
O promotor de Justiça de Ipojuca ainda chama a atenção para outro fato.
“Se o desmatamento capitaneado por Suape e pelo Estado for levado à frente, com a aquiescência da CPRH e do Ibama, as consequências ambientais e sociais poderão ser desastrosas, a exemplo dos ataques de tubarão, da favelização dos pescadores que vivem do manguezal e dos avanços do nível do mar. O Ministério Público não será conivente e omisso com este desmatamento histórico”.
Ainda nos pedidos da ação, está a intimação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para que através de sua pós-graduação em oceanografia, seja apresentado um estudo sobre a expansão do Porto de Suape e a real necessidade do desmatamento da vegetação permanente, do manguezal e da restinga.
Também se requer o reajuste do projeto de expansão do complexo portuário nos termos de estudo técnico a ser apresentado pela pós-graduação em Oceanografia da UFPE e pelo EIA/RIMA.


Respostas

  1. É o unico caminho, galera! Presssão total nos Ministérios Públicos, que assim sentirão a necessidade de se aparelhar/preparar tecnicamente, formando pessoal especializado na legislação ambiental. Cabe a nós tb sensibilizá-los na correta interpretação ambiental, já que a maioria é socioambientalmente cega ainda!!!!

  2. O povo precisa de EMPREGO ! SÃO 100.000 EMPREGOS PARA O POVO PALPÉRRIMO PERNAMBUCANO.CLARO QUE ISSO NÃO LHE ATINGE VOCÊ É SURFISTA.TEM CASA DE VERANEIO EM MARACAÍPE , NAÕ É?.VIVA O POVO POBRE!


Deixe um comentário

Categorias